Katia Cristina Rodrigues Silva, Diretora de Assuntos da Mulher da FESSP-ESP, abriu o evento e saudou todos os participantes. Após, o presidente da Federação, Lineu Mazano, cumprimentou todos os presentes e destacou a importância de eventos desse tema para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para as mulheres e para todos.
O dia de palestras se deu início com a fala de Sonia Maria Zerino da Silva, Diretora de Assuntos da Mulher na NCST. Sonia falou sobre o tema O Papel das Mulheres na Conjuntura Política nacional e internacional, e destacou a importância da presença das mulheres na política de uma forma atuante. O nosso grito ecoa, porque nós gritamos forte, mas precisamos gritar muito mais forte. Precisamos eleger muito mais mulheres para estarem representando os nossos interesses e os nossos direitos. Hoje já temos muitas mulheres em cargos altíssimos em nosso país, e isso tem que ser só o começo, salientou Sonia.
Após a fala de Sonia, foi a vez da palestra de Claudia Vieira Carnevalle, psicóloga, Diretora de Assuntos da Saúde na FESSP-ESP e Diretora Nacional de Assuntos de Saúde da CSPB. Ela ministrou a palestra Papel da Mulher no Setor Público, desafios e perspectivas. Condições de trabalho, dupla jornada e a mulher no sindicato, e, logo no início, colocou todos para se mexer com uma descontraída atividade entre os participantes. Nós temos que pensar no sentido de ser. Qual é o nosso sentido de ser? Muitas vezes, quando vou palestrar nas empresas, eu pergunto para as pessoas: Alguém já perguntou para você, no seu ambiente de trabalho, qual é o sentido do trabalho para você? Dá para a gente ser sem sentido? Não tem como. Daí nós colocamos a nossa vida no automático. Por isso que o sentido de estar das pessoas é o de ter. Então aquilo que você tem, representa o que você é, e não deveria ser assim, destacou Claudia.
Por fim, foi a vez da Dra. Lelah Monteiro, sexóloga, psicanalista, especialista em violência, abuso e exploração sexual e terapeuta de casais, falar a respeito do Panorama Culturas de Violência contra as Mulheres na mídia – Perspectivas e proposições para uma cultura de não violência contra as mulheres, e tratou a respeito da não violência na nossa sociedade. A cultura da paz é uma cultura pacificadora, mas não é uma cultura de braços cruzados. O meu sonho é que todos andassem de braços dados. Muito da violência contra a mulher que repercute na mídia tem a ausência do apoio de nossas colegas. Isso em todos os âmbitos., ressaltou Lelah.
Após as palestras, a palavra foi dada aos participantes para um saudável debate, entre os convidados, palestrantes e membros da mesa, em torno dos temas discutidos anteriormente no dia. Maria Clara Paes Tobo, vice-presidente da FESSP-ESP participou das discussões e falou sobre a banalização do politicamente correto e dos preconceitos vividos pela nossa sociedade, entre outros temas.
Também tivemos, proporcionados pela Federação, café da manhã, almoço e sorteio de brindes durante o dia todo.
O evento foi um sucesso e foi somente o primeiro passo para a abertura de uma ampla discussão a respeito da mulher, seja no trabalho, na política ou em relação a uma ampliação de direitos. A FESSP-ESP parabeniza os envolvidos na elaboração do evento e agradece a todos pela presença.
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – FESSP-ESP





