57 aniversario

"Mi trabajo son tus derechos"

BRASIL: 28 de abril – «Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho»

A explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, vitimou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o » Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho» . Com foco na prevenção e encampando essa luta, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o » 28 de abril como do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho» . A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB reivindica ao governo melhoria nas políticas em prol da segurança do trabalhador.

De acordo com dados da OIT, em todo o mundo, aproximadamente 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. Dessas, cerca de 160 milhões de pessoas contraem doenças relacionadas à sua atividade profissional. Anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

Segundo o estudo da organização, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090). Além disso, estatísticas indicam que o país perde de 2,5% a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) a cada ano com o pagamento de benefícios previdenciários e o afastamento dos trabalhadores de suas atividades.
 
Diante de » alarmantes» dados, a CSPB, em harmonia com seus princípios em defesa do trabalhador, aproveita a ocasião para reiterar seu repúdio a toda e qualquer circunstância que coloque estes profissionais em situação vulnerável quanto ao exercício de suas atividades, e solicita providências ao poder público no sentido de que se criem todos os instrumentos necessários para garantir respeito e garantias quanto à integridade física do trabalhador brasileiro.
 
 

SECOM/CSPB

Noticias Recientes:

Noticias Relacionadas: